sábado, 31 de julho de 2010

Cigarro provoca 200 mil mortes no Brasil.




Mídia do Dia: 30/07/2010Data de Veiculação: 29/07/2010
Cigarro brasileiro é 6º mais barato do mundo e provoca 200 mil mortes

Estudos recentes revelaram que o tabagismo pode aumentar em três vezes o risco de um ataque cardíaco.


Se serve como alento, esse risco diminui gradativamente depois que o indivíduo para de fumar.

E neste ponto, o número de cigarros que a pessoa fuma por dia tem relação direta com o tamanho do perigo.


Pesquisa na Interheart realizada com mais de 27 mil pessoas mostra que o risco de infarto aumenta em 63% nas pessoas que fumam menos de dez cigarros diariamente.


Essa chance é muito maior (2,6 vezes) para os fumantes que acendem entre 10 e 19 cigarros e de 4,6 vezes para aqueles que fumam mais de 20 cigarros.


Para piorar a situação, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os dados do tabagismo no Brasil são assustadores.


Veja alguns deles:- no Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo;- atualmente, 16% dos brasileiros adultos são fumantes;- os homens apresentaram prevalências mais elevadas de fumantes do que as mulheres;- a concentração de fumantes é maior entre as pessoas com menos de oito anos de estudo do que entre pessoas com oito ou mais anos de estudo;- o cigarro brasileiro é o 6º mais barato do mundo;- cerca de 8% dos gastos com internação e quimioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) são atribuídos a doenças relacionadas ao consumo do tabaco;- somente com esses dois procedimentos (internação e quimioterapia) o governo gasta R$ 338,6 milhões por ano para tratar doenças relacionadas ao consumo do tabaco.




Esta colaboração visa as Comunidades Terapêuticas que ainda permitem o uso do tabaco, mas ofereçem grupos de ajuda tipo "FUMANTES EM RECUPERAÇÃO", utilizem estes dados, pois o conhecimento da realidade reforça a vontade de abandonar o uso de cigarro. Não podemos tambem nos esquecer que a cinza do cigarro é fonte de lembrança daqula do crack, portanto quem deseja, na real abandonar o crack, vá logo abandonando o Cigarro.


Veja também que a redução gradativa, ofereçe benefícios.





2 comentários:

  1. O que é uma contradição com o programa terapêutico da própria comunidade, que incentiva pouco o residente a largar do cigarro.

    ResponderExcluir
  2. O tio elho desculpa postar aqui... é o Bruno Guedes Andrade, que teve internado ai... to legal... Se o senhor tiver MSN me add bruno_zboys@hotmail.com

    AbraÇ!

    ResponderExcluir