domingo, 4 de julho de 2010

Uso e abuso de drogas nas Universidades do Brasil


Veja no artigo abaixo, o motivo pelo qual o "crack" tornou-se flagelo nacional. Os formadores de opinião entre eles, professores, segundo o texto, foram universitários um dia e metade deles fez uso de substancia psicoativa. Como poderiam influenciar seus alunos e clientes a não entrarem na experiências que para tantos se torna nefasta. Eles dizem aos jovens, " -eu usei maconha! - eu bebi muito! - eu experimento cocaína! ... e ainda mentem tudo por recreação nada me pegou????

-O adolescente, louco por novas experiências por vezes é influenciado por este profissional que tem um mal testemunho de vida e: Muitas vezes, os jovens são levados às drogas por curiosidade. Nem imaginam que estão a caminho do inferno em vida e antecipando a morte. Só quando estão no fundo do poço, descobrem que curiosidade mata. O que mais desejam, então, é sair. Onde buscar forças?







OPINIÃO DA ABEAD
 
Drogas x Universitários
 
Data de Publicação: 02/07/2010
 
O 1º Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas traz dados preocupantes.

O estudo, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (GREAFMUSP), foi feito com 18 mil universitários das 27 capitais brasileiras.

Segundo o documento, 49% do total dos entrevistados disseram ter consumido algum tipo de droga ilícita pelo menos uma vez na vida.

Ainda segundo o texto, 86% afirmaram já ter consumido álcool, índice que baixa para 80% entre os menores de idade.

A análise foi feita entre os estudantes matriculados no ano letivo de 2009 de 100 instituições públicas e privadas de ensino superior.

A pesquisa também demonstra que 21% dos universitários fazem uso de produtos derivados do tabaco atualmente e 47% disseram já ter experimentado cigarro em algum momento.

O levantamento frisa que o consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os universitários é mais frequente que entre a população em geral.

Entre os que mais consomem as drogas ilícitas, estão os universitários de instituições privadas, do Sul e Sudeste do país, da área de Humanas, que frequentam as aulas no período noturno e por aqueles com mais de 35 anos.

Os dados levantados no Brasil são semelhantes aos observados entre os estudantes universitários americanos em relação ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas.

No entanto, os brasileiros preferem os inalantes, enquanto que nos EUA a droga mais usada é maconha.

Segundo declaração da secretária adjunta de Políticas sobre Drogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, "o levantamento é o primeiro no país a analisar o comportamento de jovens universitários em relação ao uso de drogas".

A secretária também afirma que a entrada em uma faculdade inaugura um período de autonomia, possibilitando novas experiências.

Mas também se constitui em um momento de maior vulnerabilidade, tornando-os mais suscetíveis ao uso de drogas.Carlos Salgado e Sabrina Presman

Nenhum comentário:

Postar um comentário